Mushin

É difícil encontrar um termo correspondente na língua portuguesa para Mushin (não mente / mente vazia). Uma compreensão é um estado de não-ego ou de ausência de imaginação. Uma mente livre de raiva, medo ou ego. Ausência de julgamento e de pensamento discursivo durante o combate ou na vida cotidiana.

O lendário mestre zen Takuan Soho disse:

"A mente deve estar sempre em "estado de fluxo"*. Quando ela se concentra em algum ponto, o fluxo mental é interrompido e essa interrupção prejudica o bem-estar da mente. No caso do espadachim, isso significa a morte. Quando um verdadeiro mestre da espada confronta o seu adversário, ele não pensa no adversário, nem em si mesmo, nem nos movimentos da espada do inimigo. Ele apenas está ali, abstraído de tudo e de todos, e está pronto para seguir os ditames do subconsciente. O homem apagou-se como o portador da espada. Quando ele ataca, ele não é o homem mas a espada na mão do subconsciente do homem que ataca".


* O "estado de fluxo", é um estado emocional positivo. Ao experimentar esse estado, a pessoa se encontra totalmente absorta em uma atividade de seu próprio prazer, na qual o tempo voa, e as ações, pensamentos e movimentos acontecem um atrás do outro, sem sequer parar para planejá-los.