Para refletir...

“Há uma pintura de apenas uma estrada solitária, feita por um pintor chamado Higashiyama Kaii. Além desta, há também uma fotografia que vem a minha mente na qual também aparece uma única estrada no plano particular em que ela foi tirada. Eu nunca me canso de ver essas estradas que conduzem ao desconhecido sem um final visível.

Dependendo de como você lê a palavra (Estrada / Caminho), Michi ou Do respectivamente, o conceito pode ser aprofundado.

Michi é um local físico onde uma pessoa ou um carro podem ir e vir, mas é também um estado mental que conduz uma pessoa a buscar a verdade, um conceito que as pessoas devem proteger.

Eu também quero falar sobre o Do de Bushi-Do. No Japão o Bushi-Do primeiramente se desenvolveu na Era Kamakura (1185–1333), e recebeu a influência do pensamento Confucionista no Período Edo (1603-1868), e finalmente se tornou o Bushi-Do atual com sua coleção de princípios éticos que nos influencia até hoje.

Na vida, devemos valorizar o espírito de lealdade, sacrifício, fé, humildade, boa conduta, inocência, simplicidade, modéstia, espírito de luta, honra, afeição, etc. Essas são as virtudes de um Samurai ou de toda a pessoa de bem, e essas virtudes residem na atitude e na capacidade de cada um. No velho livro, Hagakure, há uma passagem que diz “Bushi-Do é para morrer”. Em outras palavras, o Samurai irá buscar a justiça até a morte. É importante trabalhar seriamente e apaixonadamente no dia a dia para ser um Samurai. Isto é Bushi-Do.

As artes militares se referem à guerra, e ensinam a estratégia para conquistar o outro lado através do conflito. Estudar os treinamentos das antigas artes militares do Japão, procurando seus segredos através de treinamento mental árduo, e desenvolver o seu modo de vida a partir da arte por ela mesma até o “Michi”. É isto que se pode alcançar nas Artes Marciais de hoje.

Entre os que abriram o caminho para a nova era das Artes Marciais estão Jigoro Kano Sensei do Judo, Morihei Ueshiba do Aikido, e Gichin Funakoshi do Karate. Este caminho pode ser explicado como uma rota para um destino aonde nossos antecessores já chegaram através do treinamento rigoroso.

É como uma coleção de pegadas que conduz em direção ao alvo. Dê dois passos a frente, e um para traz, e então mais dois passos à frente e novamente um passo para traz, nesta ordem. Os esforços feitos através do treinamento e a resistência ao avanço e ao recuo são importantes. A partir dai o Caminho (DO) não esta a sua frente, mesmo se você estiver se movendo para frente, a resposta está na estrada que se abriu atrás de você.

A Profundidade e o conceito de “Michi” são decididos pelo número de passos que uma pessoa dá, dependendo se muitos ou muito poucos. É importante, quando se chega a certo ponto, virar-se e refletir sobre o ponto inicial da Estrada (Michi), e só então avançar novamente, para sempre lembrar a intenção original do Caminho.

A Estrada conduz ao desconhecido.

Não há um final.”



Hirokazu Kanazawa 10º DAN
(Junho / 2009 – 43º. Annual Master Camp ISKF – Camp Green Lane PA USA)
Tradução: Rubem Cauduro ALNKK