Mitsu no Sen - As Três Iniciativas

O conceito de Mitsu no Sen, que em tradução livre significa "As três iniciativas" ou "Os três métodos de se antecipar ou surpreender o inimigo" foi descrito por Myamoto Musashi em seu livro "Gorin no Sho" (O livro dos cinco anéis), conforme transcrito a seguir:


OS TRÊS MÉTODOS DE SE ANTECIPAR AO INIMIGO

O primeiro é antecipar-se ao inimigo atacando. Isso é chamado Ken No Sen (instigar). Outro método é antecipar-se quando o inimigo atacar. Isso é chamado Tai No Sen (esperar pela iniciativa). O outro método é aquele em que você e o inimigo atacam juntos. Isso é chamado Tai Tai No Sen (acompanhá-lo e antecipar-se a ele). Não existem outros métodos de assumir a liderança a não ser esses três. Uma vez que você pode vencer rapidamente assumindo a liderança, essa é uma das coisas mais importantes na estratégia. Existem vários aspectos envolvidos ao assumir a liderança. Procure tirar o máximo proveito da situação, veja através do espírito do inimigo, de modo a entender a estratégia dele e derrotá-lo, É impossível escrever sobre isso em detalhes.

O PRIMEMO MÉTODO — KEN NO SEN (antecipação)
Quando decidir atacar, mantenha a calma e arroje-se rapidamente, antecipando-se ao inimigo. Ou pode avançar aparentemente com força, mas com um espirito reservado, antecipando-se a ele com a reserva. Ou então, avance com o espirito mais forte possível, e quando atingir o inimigo, movimente-se com os pés um pouco mais rápido do que o normal, desequilibrando-o e sobrecarregando-o fortemente.
Ou, com o espírito calmo, ataque com um sentimento de esmagar constantemente o inimigo, do principio ao fim. O espírito é vencer o inimigo completamente.
Esses são todos parte do Ken No Sen.

O SEGUNDO MÉTODO — TAI NO SEN  (contra-ataque)
Quando o inimigo atacar, permaneça impassível mas simule fraqueza. Quando o inimigo se aproximar, afaste-se subitamente indicando que pretende saltar para o lado, então avance atacando com violência assim que perceber o inimigo relaxar. Esse é um modo.
Ou, quando o inimigo atacar, ataque mais fortemente, tirando vantagem da desordem resultante no ritmo dele para vencer.
Esse é o princípio Tai No Sen.

O TERCEIRO MÉTODO — TAI TAI  NO SEN (ataque simultâneo)
Quando o inimigo fizer um ataque rápido, ataque com força e calmamente, visando o ponto fraco dele quando se aproximar, e derrote-o fortemente. Ou, se o inimigo atacar calmamente, observe os movimentos dele e, com o corpo praticamente flutuando, acompanhe seus movimentos quando ele se aproximar. Mova-se rapidamente e corte-o com força.
Esse é o Tai Tai No Sen.

Esses métodos não podem ser explicados claramente em palavras. Procure pesquisar o que está escrito aqui. Nesses três modos de antecipar-se, é preciso avaliar a situação. Isso não significa que se deva sempre atacar primeiro; mas, se o inimigo atacar primeiro, você pode tornar a liderança dele. Na estratégia, você efetivamente vence quando se antecipa ao inimigo, portanto treine bem para assimilar isso.


O CONCEITO DE MITSU NO SEN TAMBÉM PODE SER DESCRITOS POR:


  • GO-NO-SEN - É o "contra-ataque". Espera-se que o adversário inicie o seu ataque e contra ataca-se.
  • TAI-NO-SEN - É o "ataque simultâneo". Quando o adversário inicia o seu ataque é o "aviso" para atacarmos ao mesmo tempo, valendo-nos da estratégia predefinida para subjugarmos o oponente. Esta técnica exige conhecimento da arte que se pratica.
  • SEN-NO-SEN - É a "antecipação". Quando vemos uma abertura na posição do inimigo, atacamos antecipadamente. Esta técnica exige muito conhecimento da arte que se pratica.